Sintomas de depressão clínica
Todos os anos, em média, uma em cada quatro pessoas no Reino Unido sofre de algum tipo de problema de saúde mental, sendo ansiedade e depressão os distúrbios mais comuns. Houve um aumento de dez vezes na depressão desde a Segunda Guerra Mundial, a principal Clínica de Recuperação para dependentes químicos em João Pessoa forma de depressão é conhecida como depressão clínica. Então, quais são os sintomas da depressão clínica?
Sentir-se sem esperança e desinteresse pelas coisas que antes gostava de fazer – Não adianta fazer nada porque nada mais é importante. Pensamento em preto e branco – “está tudo ruim” ou “eu sabia que isso iria acontecer, nada de bom acontece comigo”.
Sentir-se triste e emocionado por pouco ou nenhum motivo aparente – Sentir pena de si mesmo – “Não sei por que continuo chorando, nunca fui assim.”
Problemas para dormir e sensação de cansaço – Ficar muito tempo no estágio REM (o estágio de sonho intenso) do sono é um dos principais sintomas da depressão clínica. Quando dormimos, ruminamos – processamos pensamentos insatisfeitos que tivemos durante o dia. Alguns desses pensamentos chegam até nós na forma de pesadelos no estágio do sono REM. Se ficarmos muito tempo neste estágio, não teremos sono profundo o suficiente. Acordamos de manhã cansados como se não tivéssemos dormido muito – mesmo que tenhamos dormido muito.
Tornar-se irritável ou facilmente aborrecido – Fazer ‘montanhas de montículos’ e dramatizar questões negativas triviais. Baixa tolerância com outras pessoas, especialmente em festas ou em multidões. Ficar com raiva porque alguém nos incomodou, como ficar preso atrás de um motorista lento e reagir exageradamente buzinando constantemente.
Dificuldade de concentração – A mente divaga e você começa a pensar em coisas negativas. Residir no negativo inicia uma linha de pensamentos sobre mágoas ou arrependimentos do passado e você fica preso em seu ciclo.
Ganho de peso ou perda de peso – Quando alguém está deprimido, outros podem perceber que ele perdeu ou ganhou peso, de acordo com seu metabolismo, mesmo que a pessoa deprimida possa nem estar ciente disso. Outro sintoma da depressão é a falta de apetite, daí a perda de peso. O outro extremo é comer demais.
Sentir-se inútil – Este é um sintoma de depressão comum em pessoas que perderam o emprego no passado e ainda não o superaram. Sentir-se inútil está ligado à falta de esperança, a pessoa clinicamente deprimida concentra sua atenção em si mesma e culpa-se por ser ‘inadequada’.
Falta de interesse em sexo – A pessoa clinicamente deprimida pode não se sentir digna de seu parceiro porque sente que não é mais boa o suficiente para ele. Se eles estão pensando na desesperança de suas vidas, isso pode interferir em suas vidas sexuais – “nada mais me interessa – nem mesmo sexo”.
Pensamentos suicidas – Mais pessoas do que você pode esperar têm pensamentos suicidas uma ou até mesmo algumas vezes em suas vidas por uma variedade de razões. Um sofredor de depressão clínica que sente que a vida não vale a pena ser vivida pode se tornar suicida.
Se você tiver um ou mais dos sintomas de depressão clínica acima, é possível que seja apenas um desvio temporário na estrada da vida. No entanto, se os sintomas persistirem, pode valer a pena consultar o seu médico ou um terapeuta qualificado ou ambos.
Um dos problemas que os que sofrem de depressão enfrentam é que, se estiverem se sentindo sem esperança e sem valor, podem nem perceber ou se importar em obter ajuda. O ônus deve então recair sobre um membro da família ou amigo para intervir e ajudar.